Opinião sobre ...

Pois bem,
é de conhecimento de grande parte da população que existe um "artista" que decidiu expor um cão atado numa galeria de arte como parte da sua exposição.

Quem é o artista? Como se chama? A que se deve tal acção? - Perguntas que qualquer ser humano racional terá feito ao deparar-se com a notícia.
Automaticamente as pessoas (generalizando) fizeram passar a noticia de todas as formas possíveis.

Confesso que também não perdi demasiado tempo a tentar informar-me, mas o que apurei foi o seguinte:

O dito "artista" chama-se Guillermo Habacuc Vargas . Segundo uma leitura diagonal, depreendi que a "peça" do cão com fome (nem me vou dar ao trabalho de aqui colocar fotos pois já todos as conhecemos) deve-se a uma suposta homenagem a Natividad Canda , uma senhora de 25 anos que foi violentamente atacada por 2 cães e acabou por falecer.


Todos nós temos conhecimento de casos em que animais atacam humanos, umas vezes por razões óbvias, outras que desconhecemos. No entanto toda a gente (inteligente) sabe que em circunstancias naturais animal algum ataca pela simples maldade ou por desporto, à excepção do Homem.
A meu ver, o gesto deste senhor em si terá sido mais animalesco e desprezível que qualquer outro acto de qualquer outro animal seja em que circunstancia for. Mas isto não passa da minha Opinião. Estando nós num mundo livre e artístico penso que esse artista valerá tanto como pessoa como a sua arte, ou seja, tenho mais respeito pelas fezes que defequei esta manhã que por qualquer um dos elementos indicados.
Poderia claro invocar a minha veia artística e gritar que:
"esse senhor é um merdas sem escrúpulos, desprovido de qualquer tipo de decência e me mete nojo."
chamaria-mos a isto então um lindo poema.

Em contrapartida este senhor alega ( e infelizmente de forma acertada) que de toda a gente que visitou a exposição, ninguém se dignou a soltar o animal ou até mesmo dar-lhe de comer, visto que haviam escritas na parede frases com ração.
Leio com alguma apreensão e cepticismo a palavra "ninguém", mas acredito. Acredito também que tenha havido pessoas que se importassem mas se tenham contido sabe-se lá porque razões... vergonha? medo de ir contra o artista? contra a arte? passarem por humanos em vez de apreciadores de arte? Não faço ideia. Desconfio porém que se perguntar-mos a toda a gente que se encontrava na cidade da exposição, todos responderiam que não entraram ou algo do género. Seja como for ...irrelevante.

No meio de tanta informação e desinformação não consegui apurar ao certo o que aconteceu ao cachorro, mas presume-se pelo alarido que terá efectivamente morrido à fome.
Verdade ou não assinei a petição na altura a convencer-me de que estava a fazer algo de bom...( e convenci-me)
Alegam algumas pessoas que toda a gente se manifestou ao ver o animal exposto, mas que ninguém faz nada ao ver um animal semelhante nas ruas. (Não) Lamento em discordar e nem sequer me vou por a dar justificações nem casos nem exemplos. É certo que ninguém pode ajudar tudo e todos, ninguém faz milagres e de facto há cenas do quotidiano que por muito tristes que sejam se tornam banais e por consequente as reacções acalmem e acabem mesmo por ser esquecidas. É um facto, infelizmente. O que não significa que possamos perder voluntariamente a nossa humanidade e respeito pelos seres vivos.
Chego à conclusão já mais que sabida que o ser humano não presta...

durante a minha curta pesquisa sobre este assunto deparei-me com um vídeo bastante curioso que gostaria de partilhar aqui:






Citando o sr Guillermo Vargas:
"Me reservo o direito de decidir se é certo ou não que o cachorro morra. O importante para mim é a hipocrisia das pessoas: um animal assim se converte em foco de atenção quando o coloco em um lugar onde as pessoas vão ver arte, mas não quando está envolvido na morte de um homem, como aconteceu com Natividad Canda".


Resta-me opinar que este senhor devia ser internado para estudos científicos sobre a zona do cérebro onde reside a Imbecilidade.
Não podemos julgar ou sacrificar os outros por acções de outrem. (ainda para mais quando é um dado cientifico que o único animal "mau" e sádico é o homem, logo os cães em questão terão tido uma razão óbvia para o ataque, mais não seja insanidade...)

1 comentário:

Freyja disse...

Caro Moon,


Para já fiquei francamente agoniada com a imagem, repetida e filmada de "n" angulos, para que se possa VER BEM um animal a ser esmagado por uma roda de um TIR.
Depois fiquei, não surpreendida com a imagem do outro cão a tirar o cadáver do primeiro do meio de uma auto estrada bem movimentada. Mas o que mais achei estranho e a ir de encontro à "arte" de que falas, é que o animal a ser atropelado pelo camião foi filmado de uns 3/4 angulos diferentes, com replay e tudo, mas a imagem do outro canino a retirar o cadáver do outro passou, se a memória não me falha, foi repetida umas duas vezes...

Só por este vídeo se vê a qualidade do que nos entra pelos olhos e assim consigo comparar à "exposição do cão".

E deixo uma sugestão, que gostava muito que chegasse à intelectualidade artistica do tal fulano, quem nem me dei ao trabalho de decorar o nome - o artista!
E se fizesse a mesmíssima merda a um ser humano?
Ou será que a vida de um ser humano vale muito mais que a de um cão?
Tanto há cães que matam, tal como cães que salvam. tanto há humanos que matam, como humanos que salvam...

Ah!!! Pois é... esqueci-me dos direito humanos... que chatice e aborrecimento haver alguém alguém que se incomode de facto com a situação de um humano preso por uma trela, fechado numa sala, a morrer à fome...mas para ver tal desastre nem é preciso sugerir a alguém que o faça, pois não? È que tão pouco é preciso sair da cidade, ou do país em que moramos, muito menos é necessário ir à famosa África e visitar os Etíopes! Basta andarmos nas ruas, todos os dias, e VERMOS com olhos de GENTE a miséria que vai nas nossas ruas.
Ah! E os cães... isso nem será preciso referir, pois TODOS os dias passamos por eles, ou será que o nosso cérebro já nem isso regista? Mas aposto que se fosse um cão a pedir com um humano preso por uma trela, toda a gente via!

È coisa que me deixa sinceramente com o estomago totalmente embrulhado!

Não, nem tão pouco faço parte de uma qualquer associação defensora dos direitos, nem dos animais, nem dos humanos! Sou singularmente defensora das atitudes humanas que nos são possivel diariamente, na nossa REAL vida.

E o Sr. artista... bom, a esse só me ocorre prende-lo por uma trela e deixá-lo junto a um gordo e redondo Rot, na Rua Augusta ou na Rua do Ouro, a apanhar frio, com fome e sede e muitíssimo desconfortavel por estar todo nú, sentado ou deitado em plena calçada Lisboeta. Afinal, existem muitos humanos capazes de coisas bem piores que a morte de outros... basta só referir a tortura, violação, maus tratos, exploração, ESCRAVIDÃO (sim... ainda existe...) e acho que chega para que o Sr. Artista passe o resto dos seus dias preso à grade de uma loja, a um poste de sinalização ou a uma saída de água dos bombeiros!

um beijo,