Hora do Planeta









De que se trata?É algo tão simples como desligar o interruptor.O que começou como um movimento quase espontâneo que pretendia incentivar os habitantes de Sidney a apagar as suas luzes e despertarem para os problemas ambientais, cresceu e tornou-se numa das maiores iniciativas mundiais de luta contra as alterações climáticas.Em 2009, às 20H30 de 28 de Março, pessoas em todo o mundo são desafiadas a apagarem as suas luzes por uma hora – a Hora do Planeta.Pretende-se este ano que mil milhões de pessoas, em mais de 1000 cidades, se unam em torno deste movimento e com este gesto simbólico mostrem que é possível tomar medidas contra o aquecimento global.







A Hora do Planeta começou em 2007, na cidade australiana de Sidney. Nessa altura 2,2 milhões de habitações e empresas desligaram as suas luzes por uma hora. Apenas um ano mais tarde é que este evento se transformou no movimento global para a sustentabilidade que é hoje, com a participação de cerca de 100 milhões de pessoas e abrangendo 35 países.Desde então, marcos emblemáticos mundiais, tais como a ponte Golden Gate, em São Francisco (EUA), o Coliseu de Roma, em Itália, e o painel publicitário da Coca-Cola em Times Square (Nova Iorque, EUA), ficaram às escuras, como símbolos de esperança por uma causa que se torna mais urgente a cada hora que passa.A Hora do Planeta 2009 é um apelo global de acção a todos os cidadãos, todas as empresas e todos os Governos. Um apelo para marcar presença, assumir responsabilidade e envolver-se num esforço conjunto para um futuro sustentável.Edifícios e marcos simbólicos, desde a Europa até às Américas, vão permanecer às escuras no dia 28 de Março. Em várias cidades do mundo, incluindo Lisboa, as pessoas vão apagar as luzes e unir-se para criar uma acção vital que se pretende que desencadeie a discussão sobre o futuro do nosso precioso planeta.Mais de 70 países vão participar na Hora do Planeta 2009. Este número cresce diariamente à medida que as pessoas começam a entender este movimento como um acto tão simples que pode gerar tão profundamente a mudança.A Hora do Planeta é uma mensagem de esperança e uma mensagem de acção. Cada um de nós pode fazer a diferença!Às 20:30 do dia 28 de Março de 2009 apague as luzes e veja a diferença que pode fazer no combate ao aquecimento global; registe-se em http://www.earthhour.org/portugal e junte-se ao movimento HORA DO PLANETA.






1 comentário:

Freyja disse...

Caro Moon,

Com muito apreço que vejo a tua preocupação pela nossa "casa", que convém que ande bem fornecida, organizada e principalmente LIMPA e contabilizada!

Eu não fiz parte desse movimento mundial por dois motivos, o primeiro dos quais, quase irreal, no entanto, verídico.
Não apaguei as luzes porque, por estapafurdio que pareça, não sabia do evento mundial. Não, eu mal vejo televisão e à hora de jantar reinam os canais infantis. Poderás dizer, mas isso não é desculpa, então e os dias anteriores ao dia do evento? Pois bem, nesses outros dias, o tempo que passo em frente à TV, é passado na companhia do pinguim, que prefere os cartoons aos bombardeamentos, às guerras e aos filnmes mal contados da TV e acontecimentos nacionais; depois da hora de deita do pequeno, sento-me ou deito-me sim, mas não em frente à TV, mas sim de frente a um livro... (acho que um dia cai o muro de Berlim e eu nao sei... lol).

O outro motivo é muito parecido ao primeiro. Se apagasse as luzes, a TV, os aparelhos todos lá de casa durante 1 hora...depressa encontro uma palavra para descrever o sucedido imaginário - CAOS! Imagina o que era jantar com o pinguim à luz das velas, sem TV, sem luz, ele que ainda entorna a colher da sopa, que ainda poisa o copo na borda da mesa e etc's de acontecimentos trágicos que necessitam do olho de águia de mãe!

Como felizmente, nem toda a gente tem filhos pequenos, e porque nem toda a gente tem poucas velas em casa e porque nem toda a gente é ocupada como eu, julgo que o efeito do "apagão mundial" tenha sido grande e que das janelas dos atentos, se tenha notado alguma diferença.

Gostava era de ver as imagens de satélito do nosso planeta aquando do apagão. Deve de ser uma imagem curiosa!

Ora o intuito do referido apagão foi alertar as consciencias mundiais para o facto de gastarmos DEMAIS de tudo... achas mesmo que as pessoas adquiriram essa consciência? Eu francamente acho que as pessoas simplesmente aderiram à moda, porque nos dias de hoje, é muito benzoca ser-se "Green" e tal...

Estaraá portanto na consciencia de cada um economizar a conta bancária e o planeta todos os dias e não uma vez por ano.
Se bem que estes eventos são de louvar, sem dúvida, mais que não seja para aqueles que vivem neste planeta aderirem e contribuirem durante uma hora, uma vez por ano, para qualquer coisa que não seja a poluiçao da nossa "casa"...

Na minha, nas minhas pequenas quatro paredes, há muito que se poupa electricidade, água e dinheiro, pelos dois motivos, pela economia caseira e pela poupança do ambiente!

Acho bem, mas para o ano alguém que me telefone uns dias antes para eu, saber do evento e comprar muitas velas! :)


Um beijo green,